Um grave incĂȘndio atingiu a fĂĄbrica de fantasias Maximus Confecções, localizada em Ramos, na zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (12/02/2025).
O incidente deixou um saldo de 21 feridos, 12 em estado grave. Aproximadamente 100 funcionĂĄrios estavam presentes no galpão no momento do inĂcio das chamas, alguns dormindo, segundo apuração da TV Globo.
O Corpo de Bombeiros controlou o fogo às 10h20, após o incĂȘndio se alastrar para prĂ©dios residenciais vizinhos. Devido ao difĂcil acesso ao galpão, os bombeiros utilizaram escadas portĂĄteis para o resgate, uma vez que as escadas magirus não puderam ser utilizadas. Quatro trabalhadores conseguiram escapar do fogo se abrigando na parte externa de uma janela.
"Foi muito rĂĄpido, lambeu tudo!"
disse uma das vĂtimas, relatando que o incĂȘndio começou no tĂ©rreo.
A 21ÂȘ DP de Bonsucesso investigarĂĄ as causas do incĂȘndio. O Corpo de Bombeiros jĂĄ apontou irregularidades na documentação da fĂĄbrica. A Maximus Confecções, especializada em fantasias para escolas de samba das divisões de acesso, era uma das mais procuradas no setor.
As vĂtimas foram encaminhadas para diferentes hospitais: nove graves para o Hospital Estadual GetĂșlio Vargas; quatro para o Souza Aguiar (dois graves); um grave para o Hospital Federal do AndaraĂ; dois para o CER da Ilha do Governador; trĂȘs para o Hospital Federal de Bonsucesso; e dois para o Hospital Municipal Salgado Filho. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 7h39 e 13 unidades participaram do combate às chamas na Rua Roberto Silva, 145.
Um helicóptero da TV Globo registrou o desespero do grupo de trabalhadores cercados pela densa fumaça negra, mostrando a gravidade da situação e a rapidez com que o incĂȘndio se propagou. O acontecimento levanta preocupações sobre a segurança em fĂĄbricas da cidade e a fiscalização do setor.
Este trĂĄgico evento reforça a necessidade de uma investigação completa para apurar as responsabilidades e prevenir futuros acidentes semelhantes. A Zona Norte do Rio, mais uma vez, Ă© palco de uma tragĂ©dia que exige providĂȘncias urgentes das autoridades.
*Reportagem produzida com auxĂlio de IA