OUTUBRO ROSA

Uma paixão que virou negócio: Chantal Kopenhagen e sua marca desejada de óculos

Indispensável para quem gosta de complementar o estilo e estar na moda, os óculos são itens que fazem toda a diferença.

Por Marcelo Aquino em 21/10/2024 às 15:09:59

Indispensável para quem gosta de complementar o estilo e estar na moda, os óculos são itens que fazem toda a diferença. E as mulheres são as maiores adeptas, com 35% a mais do que os homens, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística). Sendo de grau ou não, o que importa é ampliar a coleção. Uma dessas apaixonadas por óculos é Chantal Kopenhagen Goldfinger, de 37 anos, referência no assunto.

Formada em Cinema (FAAP) e Publicidade e Propaganda (ESPM), começou sua carreira como produtora de novelas na TV Globo, até que se rendeu a duas paixões: óculos e chocolates, ambos em 2015. Mas seu fascínio pelo acessório começou muito antes: desde pequena vivia pedindo os óculos de seu pai emprestado para poses. Os óculos sempre chamaram sua atenção por ser algo que ela considerava versátil.

Depois de visitas consecutivas ao oftalmologista, aos 11 anos conseguiu comprar seu primeiro par de óculos. "Depois da 20ª consulta no ano, o oftalmo virou para mim e falou ‘Chantal, você quer um óculos, né? Se eu te der um óculos, você deixa todo mundo em paz?’. Eu falei ‘deixo’. Ele me receitou uma armação e fui ao shopping com a minha mãe comprar. Eu vesti aquela armação e me senti super especial", lembra.

De lá pra cá, são mais de três mil pares em sua coleção, com muitas peças únicas, de marcas que não existem mais, além de outros tantos modelos criados unicamente para ela. "Comecei a ir ativamente atrás de óculos diferentes em 2016. Procurei na internet um site ou pessoa que pudesse me dar uma luz de onde comprar óculos femininos bacanas, mas não achei nada. Aí resolvi que eu seria essa pessoa", conta.

A empresária passou a mergulhar neste universo com vontade de entender tudo: desde a criação à fabricação, passando pela maneira como são vendidos e usados. Também virou frequentadora assídua das maiores feiras de óculos do mundo, entre elas Mido, em Milão, Silmo (Paris) e Vision Expo (Nova Iorque), além de visitar fábricas de todos os portes no Brasil e na Europa para entender como as peças são fabricadas.

Desta grande coleção, além da paixão e do conhecimento por óculos, nasceu a sua consultoria no assunto. Assim, começou a dar treinamentos óticas, participar da criação de coleções e desenvolver canais de comunicação direto com os consumidores finais pelas redes sociais.

O seu grande diferencial é o fato de entender que os óculos são acessórios de moda, que vestem personalidades e não se restringem a formatos de rosto. "Hoje eu tenho mais de 3.200 pares, há modelos para absolutamente todas as ocasiões e todos eles são graduados (-1,75). Mudo de óculos com muita velocidade, religiosamente são três pares por dia. Um receituário, um solar e um modelo para usar à noite", esclarece a influenciadora.

Neste ano, ela lançou sua quinta colaboração, desta vez com a marca mineira Relic. A coleção é composta por três modelos, fabricados em quatro cores, com todas as peças limitadas a 50 unidades. A coleção tem como maior objetivo enfeitar a usuária, por isso conta com abuso de colagens de acetato, domínio técnico e ajuste das peças, para que fiquem leves.

"Que horror a época em que sugeriam armações que 'não aparecessem tanto'. Ainda bem que eu nunca passei por isso. As lentes de contato existem para este fim. Há alguns anos as óticas estão investindo em um mix mais colorido e mais ousado, pois perceberam que o público mudou, os óculos viraram acessório e deixaram de ser 'aparelho fixo'", opina.

A colaboração entre a marca e Chantal começou em 2023, para no ano seguinte resultar em uma coleção que atende aos mais diversos gostos, cheia de cores e personalidade, assim como sua idealizadora. "Na hora de escolher, leve em consideração conforto e confiança. Eu costumo dizer que um bom óculos nos faz sentir 10 centímetros mais alta, mais poderosa e mais linda", finaliza.

Fonte: Jovem Pan

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